terça-feira, 20 de abril de 2010

Receita tradicional de brigadeiro + dicas


O brigadeiro, esse docinho genuinamente brasileiro que todo mundo ama, tem apenas uma receita que, desde que foi criada na década de 1940, foi se perdendo... Um dos maiores erros, garantem as doceiras, é o uso de ingredientes de baixa qualidade (saiba mais nas dicas).  Depois que li alguns segredinhos no O Livro do Brigadeiro , prometi a mim mesma que nunca mais faria o doce do jeito errado. Até porque quem perde é quem vai comer, né!
Para incentivar o mesmo, segue abaixo a receita verdadeira de brigadeiro. E, claro, as dicas - na verdade, agora as vejo como regras - que garantem um resultado final irresistível: um docinho muito mais saboroso, cremoso e bonito!

A receita:

1 lata de leite condensado

4 colheres de chocolate*** em pó
(ou 8 col. de seu choc. em pó favorito)

1 colher de manteiga*** extra sem sal

Raspas de choc. (ou granulado) para confeitar

Modo de preparo: Despeje o leite condensado na panela, acrescente o chocolate em pó, misture bem e junte a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando estiver no ponto*** retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar e molde as bolinhas.

*** As dicas: gotas de sabedoria para um bom brigadeiro

***Ponto - como acertar: na panela, mexa sem parar por uns 10 minutos para que a massa vá ganhando consistência, cor marrom bem escuro. O suficiente para sentir o peso da massa na colher. Chegamos ao tal ponto: a massa começa a desgrudar do fundo da panela, sinal de que ela se tornou uma massa moldável - a base do brigadeiro.

*** Não use achocolatado ( nunca, nunca), use chocolate em pó - e com uma boa quantidade de cacau, acima de 35%, pelo menos.

*** Não use margarina, use manteiga - e de preferência com a palavra "extra" no rótulo, pois contém mais leite e tem ingredientes de melhor qualidade.

[Fonte da receita e dicas: O livro do Brigadeiro e a experiência própria da chocolover ; ) ]

7 comentários:

  1. Ops, faltou o crédito da foto: Divulgação/Ateliê Maria Brigadeiro

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!!

    Amei o seu blog é para qualquer pessoa que ama chocolate se esbaltar...Já sou sua seguidora!!!

    Entra no meu blog se gostar me segue também.
    mywaypathy.blog.spot.com
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oiiii

    Passando para dar uma olha nestas delicias...rsrs

    Então eu colaboro para o ModaDigital. Minha vida também é uma correria, mas adoro escrever para o Moda e a Andréa é fofis demais!!

    Adorei que você virou minha seguidora.

    Beijinhos e boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Oiiiii,

    aonde compra esses granulados gourmet diferentes. Adorooo brigadeiro e sei que o granulado refina o sabor.


    ResponderExcluir
  5. SOBRE O GRABULADO "DIFERENTE":
    Lu, você encontra em qualquer casa especializada em material para doces.: granulado quadradinho, de florzinha, beijinho...
    No entanto, se o que você quer é um confeito diferente e um sabor refinado, experimente usar RASPAS DE CHOCOLATE: minutos antes de enfeitar os docinhos, raspe uma barra de chocolate com um ralador (do lado grosso) ou mesmo com a faca. E passe o docinho! ; )

    ResponderExcluir
  6. O verdadeiro brigadeiro,que minha mãe fazia,leva mel de abelha.E,na época,todo mundo fazia assim,pois ela aprendeu com as amigas nas festinhas de aniversário aqui no Rio.Com o tempo tiraram o mel,colocaram achocolatado,tudo para baratear o doce.Mas outro dia encontrei-o numa brigaderia no Rio,com mel e chocolate noir.Que deliiiicia!O verdadeiro brigadeiro da minha infância!
    Nina

    ResponderExcluir
  7. Show de bola ! Bola de brigadeiro! Me conta uma coisa, eu fiz um teste com duas colheres de cacau puro, ficou muito bom! E fiz um com duas colheres de chocolate nestle, 50%cacau. Amanha vou tentar com 4 de chocolate...depois te conto ! Valeu !!! =)
    A.F

    ResponderExcluir